ARTIGO V
# Em 1977, escutei via radio, a leitura do manifesto do Largo da Faculdade de Direito do São Francisco, a leitura corajosa a época, pois vivíamos uns dias sombrios ( era uma época de muitas agressões descabidas aos brasileiros), nunca imaginei que 45 anos depois teríamos que repetir esse ato, em defesa do Estado de Direito dos Brasileiros.
# Fico estupefato, vendo pessoas com mais de 50 anos que conviveram com todos aqueles absurdos, pedindo a volta da ditadura. Ou eles eram muito cegos, ou fingiam não ver. Afinal foram anos sombrios aqueles de 64, ate inicio dos anos 80.
# Os torturadores mais famosos daquela época eram o Delegado Fleury, e o Coronel Ustra, assim como muitos outros fardados, que mataram, torturaram nas dependências do DOI/CODI, e do DOPS, tendo como suas subsidiarias todas as delegacias e quarteis das Policias Militares do País inteiro.
# Tive parentes presos e torturados, pois a grande parte da minha família sempre foram do PTB, por sua convivência com a Ditador Getúlio Vargas, depois com Jango e com o Brisa, pois viviam em São Borja, e São Thomé.
# Foram anos, que Jornalistas e Estudantes eram contestadores ao sistema que era impetrado e tentado colocar goela abaixo, a todos que queriam eleger e poder cobrar dos seus eleitos uma melhora para o povo Brasileiro( coisas que não fazemos até hoje). E falando isso Lembro de uma frase do General Figueiredo, que ficou marcado e sempre que presencio as atrocidades cometidas pelo nossos Congressistas em desfavor do povo Brasileiro, recordo da fala do General: “ Vocês querem a democracia, eu vou dá-la a vocês, mas lá na frente vocês irão lembrar, quando eles começarem a colocar os pés pelas mãos”.
# Nosso Povo, tem uma falta de memória, cultura e de educação impressionante, Precisamos entender que a boa convivência depende do respeito as opiniões contrarias. É, um absurdo que alguém entre num local privado, onde esteja acontecendo uma festa de aniversário temática, com alguém que não seja do meu ou do seu agrado, e você ofenda o dono da festa, e o que é muito pior, puxe uma arma e saia atirando na pessoa que não é conivente com as suas opiniões. Fico impressionado que no meu Estado, na minha cidade, estejam de olhos fechados para aquilo que temos de mais importante em nossas vidas, que é o Direito de opinar, de ir e vir, ou seja as nossas liberdades.
# Não quero para ninguém aqueles tempos sombrios, onde os invejosos, e as Hienas Humanas que tinham algum desafeto, ligavam para os órgãos de repressão e dizia que em tal endereço, e tal lugar estava acontecendo uma reunião de “comunistas”! não tardava muito tempo e aquilo que poderia ser uma reunião para ouvir Rock, ou conversar sobre literatura, virava uma prisão sem direito a defesa.
# Não sei, o que passa na cabeça de alguns membros do Governo, ao duvidar das urnas eletrônicas, que são a herança que deixaremos para todo e sempre. Claro que elas tendem a ser atualizadas, afinal a tecnologia avança rapidamente. Agora não podemos querer um retorno ao voto impresso, onde havia roubos e desvios de sacolas com os votos da população, e coibia os semianalfabetos de votar. O que possibilitava o voto a cabresto feito pelos “Coronéis do País inteiro”.
# Vejo com muita desconfiança, essa fissura do Ministro da Defesa em controlar as eleições, e esquece de cuidar da Segurança do Brasil, principalmente na região Norte, onde somos invadidos e roubados todos os dias.
# Mas o que me deixa mais estarrecido, e desde que o Presidente assumiu, alerto que nosso Presidente não seguia os ritos da Presidência, mas o Presidente da República, receber um Hacker, que invadiu os dados da Lava Jato (Delgatti), que está em Regime Cautelar decretado pela Justiça, dentro do Palácio do Planalto, para saber sobre as urnas eletrônicas?
# Bem, então o dia de hoje, será lembrado futuramente como o DIA da DEFESA DAS LIBERDADES E DA DEMOCRACIA!
(Lahyre Escobar)