ARTIGO V
# Já a algum tempo atrás eu escrevi aqui, que teríamos muitas surpresas depois das eleições, na Egrégia Casa de Leis de Itapema! Isso posto, a tesão por ocupar aquela cadeira, numa das cidades, que mais cresce no Brasil, ativa a imaginação, e o desejo todos os Políticos daquela Casa.
# Hoje acordei e vi as fotos do encontro de ontem, na Churrascaria do Vereador Osmari, para a adesão da Prefeita Nilza Simas,e vereadores á campanha do candidato do União Gean Loureiro.
# E, fiquei aqui pensando, que na política tudo e possível, desde os idos dos anos 40. Todos diziam que a política era a arte de “absorver”. Eu já acho que a Política é a arte de engolir sapos sorrindo, principalmente lá no Distrito Federal.
# Algum tempo publiquei aqui, uma conversa que tive com a Vereadora Zulma, que tem o comando dentro daquela Casa, por ser a mais antiga e a que mais gosta de ouvir. E todos, quando tem algum problema , vão ao seu gabinete e lhe contam a Historia e, ela aceita e aconselha.
# Ela, assim como o Presidente, a Beth, o Lei e o João da Farmácia, tem compromisso com a Deputada Paulinha, que é braço direito do Governador Moises, e sua maior Cabo eleitoral. Eles se utilizam das “benesses” que o gabinete da Deputada libera pra eles(Principalmente na saúde, e também em outras secretarias e autarquias estaduais).
# Por outro lado, está o vereador Leo Cordeiro, que abandonou a liderança do Governo, (Ainda não tomamos um Café, pra eu, saber o motivo oficial desse abandono)? Embora eu já saiba, que é para concorrer a cadeira do Paço. Ele e seu colega de partido, são fechados com o Deputado Peninha, que perdeu as previas para o “traíra” do Celso Maldaner. E, na Convenção do MDB, eu ouvi seu discurso dizendo: “Que ganhando ou perdendo, mas que ele tinha certeza que iria ganhar a disputa com o Maldaner . Mas caso perdesse ele e seus seguidores estariam para o lado que o MDB apontasse! O MDB, fechou com o Moises, cedendo o Vice Udo Dohler. Então tá!
# Do restante dos Vereadores, firmes com a Prefeita. Estão a Raquel da Saúde, Jailson, O seu Predileto e fiel escudeiro gordinho simpático Osmari. E ainda temos o Nei da Van, e o Huan, que embora negando ate hoje não engole aquela rasteira que foi “tomada do partido que ele levou da Nilza”. E que não estava na foto, mas estava o Marcio. Que vai vir forte na próxima eleição para a Câmara, que quer o apoio da Prefeita.
# Na Contramão da corrida está o Vereador Pivot, que é oposição é se fizer mais de 5mil votos em Itapema, é um sério candidato a atrapalhar os planos da atual Administração que pretende seguir a frente da Administração Municipal. E também esta fechado com a deputada Paulinha e com o Governador Moisés!
# A Prefeita durante a sua fala, lá no Jantar de adesão a campanha do Gean Loureiro( União), ela disse: Que todos os Vereadores ali presentes tinham seus Deputados Estaduais, mas que estavam fechados com ela, para o governo do Estado”?
# Hoje tentei falar com o Presidente do PP, que também estava presente no jantar. Para saber como ficam seus vereadores e diretores que estavam presentes, mas não obtive retorno. Mas o “Careca” não deve ficar muito feliz quando ver essa foto, se ainda não viu! Embora o Presidente do PP Municipal, já tenha me dito várias vezes. “Está na hora do Amim, olhar mais pela nossa cidade, que sempre foi fiel ao Partido e a família Amim”!
# Bem, aí eu fico aqui me perguntando quem vai enganar quem? Pois a Prefeita não admite ser traída e muito menos ser enganada. E tem vereador, aí nesse bolo que tem muito cargo na Administração Municipal, e outros com cargos em Bombinhas. Vamos ver como vai ser? Isso sem falar que o Sabino é candidato. E muitos dos seus “afilhados” também estavam presentes! Eu vou esperar abrir as urnas pra saber quem foi fiel, e quem roeu a corda. Nunca esquecendo que ainda tem uns 18 meses de Administração Nilza Simas!
# Em 1977, escutei via rádio, a leitura do manifesto do Largo da Faculdade de Direito do São Francisco, a leitura corajosa a época, pois vivíamos uns dias sombrios (era uma época de muitas agressões descabidas aos brasileiros), nunca imaginei que 45 anos depois teríamos que repetir esse ato, em defesa do Estado de Direito dos Brasileiros.
# Fico perplexo, vendo pessoas com mais de 50 anos que conviveram com todos aqueles absurdos, pedindo a volta da ditadur?. Ou eles eram muito cegos, ou fingiam não ver. Afinal foram anos sombrios aqueles de 64, até inicio dos anos 80.
# Os torturadores mais famosos daquela época eram o Delegado Fleury, e o Coronel Ustra, assim como muitos outros fardados, que mataram, torturaram nas dependências do DOI/CODI, e do DOPS, tendo como suas subsidiarias todas as delegacias e quarteis das Policias Militares do País inteiro.
# Tive parentes presos e torturados, pois a grande parte da minha família sempre foram do PTB, por sua convivência com a Ditador Getúlio Vargas, depois com Jango e com o Brisa, pois viviam em São Borja, e São Thomé.
# Foram anos, que Jornalistas e Estudantes eram contestadores ao sistema que era impetrado e tentado colocar goela abaixo, a todos que queriam eleger e poder cobrar dos seus eleitos uma melhora para o povo Brasileiro( coisas que não fazemos até hoje). E falando isso Lembro de uma frase do General Figueiredo, que ficou marcado e sempre que presencio as atrocidades cometidas pelo nossos Congressistas em desfavor do povo Brasileiro, recordo da fala do General: “ Vocês querem a democracia, eu vou dar a vocês, mas lá na frente vocês irão lembrar de mim, quando eles começarem a enfiar os pés pelas mãos”.
# Nosso Povo, tem uma falta de memória, cultura e de educação impressionante, Precisamos entender que a boa convivência depende do respeito as opiniões contrarias. É, um absurdo que alguém entre num local privado, onde esteja acontecendo uma festa de aniversário temática, com alguém que não seja do meu ou do seu agrado, e você ofenda o dono da festa, e o que é muito pior, puxe uma arma e saia atirando na pessoa que não é conivente com as suas opiniões!
# Fico impressionado que no meu Estado, na minha cidade, estejam de olhos fechados para aquilo que temos de mais importante em nossas vidas, que é o Direito de opinar, de ir e vir, ou seja as nossas liberdades.
# Não sei, o que passa na cabeça de alguns membros do Governo, ao duvidar das urnas eletrônicas, que são a herança que deixaremos, para todo o sempre. Claro que elas tendem a ser atualizadas, afinal a tecnologia avança rapidamente. Agora não podemos querer um retorno ao voto impresso, onde havia roubos e desvios de sacolas com os votos da população, e coibia os semianalfabetos de votar. O que possibilitava o voto a “cabresto feito pelos Coronéis do País inteiro”.
“ Ontem foi o Dia que ficará Marcado como o Dia de Exaltação e fortalecimento da Democracia deste PAÍS”!
P/ Lahyre Escobar