ENTÃO, UMA PAUSA DA POLITICA, PRA FALAR DO PERU, BOLÍVIA E CHILE!!!!

# Como todos vocês sabem, passei viajando uns dias por cinco países da America do Sul, Paraguai, Argentina, Chile, Peru( que me apaixonei totalmente, pela segunda vez), e Bolívia, que é sempre uma enorme surpresa, das Cholas e, a sua louca comida. Respeito total ás Cholas, pela sua maneira de viver, que muitos consideram porcalhão!

# Voltar é sempre, muito legal, mas você sempre leva um tempo para se adaptar, novamente ao ritmo da cidade. Até porque estive a mais de cinco mil metros de altura, acima do nível do Mar. E, desta vez, fui obrigado a subir a montanha no lombo de um cavalo, depois dos 40 primeiro metros, meu pulmão e meu coração pareciam que iriam saltar pela boca.

# Não, quis nem saber, procurei o guia( Leandro gente fina), mas tem um defeito, quem não tem? Mas o cara me levou num Pub irlandês e não tomou uma Guinnes, tomou uma cervejinha de menina. Embora nesse PUB, tivesse uma mulher mineira, derrubando as Guinnes.

# Fomos 26 pessoas que nunca tinha visto, e convivemos em ônibus e hotéis e passeios, por mais de 22 dias. E, se não houve mortes, não haverá mais. Mas foi um aprendizado muito grande. Tinha gente de todos os tipos, educados, cultos, incultos, mal-educados, tinha gente para todos os gostos. Mas foi um baita aprendizado.

# A minha turma era do Porão do ônibus, Eu, Rafa e sua bela gata que é Rajinishe, o André e a sua indecisa esposa Gi, que tinha dificuldade de escolher as comidas, e o Ale, o cara mais tímido da excursão. No  primeiro dia, era uma incógnita e depois se tornou um belo parceiro de viagem e de vinhos. Mas todos DUCARALHO.

# Tinha também um grupo de oito pessoas que se conheciam de toda a vida, da cidade de Jandaia(PR), todos eles gente finíssima, uma delas a Magali é proprietária de um apto aqui na 205 e, é conhecida da Vava Passos. Mas não conhecia a história dos Passos, que muito deles,(não são todos), contam só a parte que interessa para eles, se esquecem que se não fosse o Stalin, eles não seriam o que são hoje. Mas, isso faz parte da escrotidão do seres humanos.

# Muitos Lugares me impactaram  positivamente, aliás aprendi com a dona Atalanta minha querida  abuela, que quando a gente viaja, a gente deve respeitar os costumes e hábitos dos lugares e, do seu povo. Ela se referia a esse tipo de atitude com um dito bem cotiano para ela: “Touro em mangueira alheia é vaca”. E, viajar para outros lugares é isso!

# Então, dai advém meus respeitos as Cholas, mas também tivemos de ter excelentes guias locais, que nos deram belas aulas sobre os diversos povos Incas (São várias tribus), e na cidade de Árica, tivemos uma aula de como funciona a disputa entre chilenos, peruanos e bolivianos, mas principalmente entre chilenos e peruanos.

# A coisa mais marcante  para mim, me lembrou um pouco o Sul do Brasil, que os gaúchos fazem questão de cantar sempre o hino do Rio Grande, lá tanto os chilenos e o peruanos da região de Árica, cantão o hino ariquenho. Fiquei  encantado com a história deles

!

# Muitos lugares Sagrados, me encantaram e me emocionaram, mas  Machu Pichu, embora agora o governo peruano tenha transformado num caça niqueis, antigamente você chegava lá e podia ficar o dia inteiro contemplando aquela energia maravilhosa. Agora eles transformaram em 10 roteiros e você compra um dos 10 e só, circula naquele. A Orange comprou o circuito três e estava de puta madre, mas ta estranho! Você  fica se “pechando”, com vários grupos de turistas, muitos gritando, os guias reclamando que os grupos gritam demais e eles não conseguem explicar. E, assim,  vamos tocando o roteiro!

# Lá pelas tantas, eu encontrei um local  onde deu para parar e meditar por uns vinte minutos ou mais, na cia da Rana  e do Rafa. Foi otimo, se entregar aos pensamentos do tudo que deve ter acontecido naquele local. Me recordei do Coliseu Romano, só que as energias, nesses dois locais, são distintas. Machu Pichu, é bem mais leve.  A energia do Coliseu é mais pesada, foram muitas mortes, e muitos espíritos que ainda vagam por aquela construção, ou por aquela área toda em volta do Coliseu.

#Voltei apaixonado por Cuzco, que cidade incrível, como tudo em viagens, algum perrengue temos que ter. O único hotel que não funcionava, o sinal de internet, e o café eram uma merda. Devia ser uma escola e, o proprietário quando perdeu o contrato de locação, resolveu colocar aquelas divisórias de papelão e transformou num hotel.

# Acho isso, pois durante meus exercícios no chuveiro, quase atravessei a parede. Mas a cidade de Cuzco e encantadora. Quero voltar, tipo Marrakesch. A gente está andando pelas suas ruas e vai descobrindo coisas que tem que visitar, mas não tem tempo. A Culinária do Peru é demais, suas mulheres são lindas, com aquela mistura de  índia com asiática, o que lhes dá um charme, só delas. Comemos muito bem em Cusco, desde restaurante burguês até nos nativos, daqueles de 22 solis.

# Aliás, quando estive, pelo Chile e Peru há mais de 40 anos, a moeda do Chile, era a moeda mais forte da America do Sul. Hoje não é mais! Cheguei no Peru, com 11.600 pesos chilenos e no câmbio recebi somente 163 solis, o que dava pra pagar uma janta com um vinho médio no Mulli da Praça das Armas no Centro de Cuzco.

# Na Argentina, eles aumentaram os preços de tudo, ainda segue bom, mas já foi mais vantajoso. Não tem nada ver com o novo governo, mas sim com a mania dos Brazucas, chegar nos lugares lá, e dizer : ” Meu deus como está barato, isso”? Los Hermanos, que de burro não tem nada, e tem uma moeda muito desvalorizada, aumentaram suas mercadorias em ate 60%, mas mesmo assim algumas coisas seguem interessantes.

# Não vamos nos vangloriar muito, nossa moeda  só e mais forte que o peso argentino, e que o bolívar. Frente ao solis um real vale somente 0,63 centavos.  O turismo e a exploração de prata, deu uma estabilidade a economia, e  fortaleceu a moeda do Peru.  E, os colocou num lugar economicamente destacado da America do Sul.

# O salar de yunis, foi uma coisa que me impactou positiva e negativamente. 120 Km2 de sal, sem a mínima possibilidade de aproveitamento, tipo exportação. Somente os turistas compram o sal, me arrependi de ter trazido tão poucos pacotes daquele sal com mistura deles, com alho, e outros temperos. Segundo a Vica o sal é ótimo.

# Olha, perdoem ter escrito sobre a minha  viagem, e que  estou vendo a política de Itapema, com outros olhos. Fiquei decepcionado com a debate do Jr. e do Xepa no Visor, achei os dois muito ruins. Ainda está matando a pau, o Prof Willian nos debates. Aliás, tenho ouvido muitas pessoas falarem: ” Se  ele não fosse do PT, eu votaria nele. É, sem sombra de dúvidas o mais preparado dos três, que pena que é do PT”. Então tá ne Vilmar

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
plugins premium WordPress